
Melasma é o nome dado a uma dermatose (ou seja, uma alteração da pele) que faz com que a tonalidade cutânea fique mais escura do que é considerada normal. Isso ocorre a partir do surgimento de manchas que são, em boa parte, acastanhadas.
O local de maior incidência do melasma é o rosto, mas as manchinhas também podem aparecer na região do colo e também nos braços. Isso faz com que a autoestima das pessoas afetadas seja prejudicada.
O que pode piorar a pele com melasma?
Há várias causas possíveis para o melasma. A sua origem definitiva ainda não foi descoberta pela ciência, mas há alguns fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento ou até mesmo para a piora dos quadros já existentes. Um bom exemplo disso é a exposição solar sem o uso de protetores ou filtros. A ação do sol intensifica as manchas presentes, fazendo com que elas se tornem mais notáveis. Mas é claro que isso não é tudo.
Outros fatores que podem contribuir para esse problema são:
- utilização de anticoncepcionais hormonais;
- gestação;
- questões hormonais;
- uso de alguns produtos.
Todos esses fatores são possíveis desencadeantes do melasma ou podem contribuir para a sua piora. Por fim, não podemos deixar de mencionar a questão genética como outro importante fator de risco para o desenvolvimento do problema.
Qual a melhor limpeza de pele para quem tem melasma?
A limpeza da pele com melasma deve ser feita de maneira delicada, com o uso de produtos que tenham em sua composição substâncias que ajudem na hidratação e na redução de processos inflamatórios.
Por isso, o ideal é que você questione o seu médico sobre qual produto é o mais indicado para o seu caso. Ele é o profissional mais adequado para prescrever as opções que sejam mais seguras e adequadas para sua condição.
Quais os principais cuidados para a pele com melasma?
Agora, que tal conhecer um pouco mais dos cuidados que não podem ficar de fora da rotina de quem tem melasma?
Usar protetor solar
A proteção solar é indispensável para os cuidados com o melasma. Afinal, a luz do sol é um dos fatores que contribui para o desenvolvimento e piora das manchas. Por isso, invista em filtros com alta proteção e reaplique o produto sempre que for possível.
Utilizar produtos de ação gentil
A escolha dos produtos de cuidados com a pele deve ser extremamente cautelosa no caso de pessoas que sofrem com o melasma. Afinal, certos tipos de produtos podem contribuir para a piora das manchas, que não é o que queremos. Assim, o ideal é sempre apostar em produtos que sejam mais suaves e gentis com sua pele.
Como tratar o melasma?
Esse é um tratamento bem desafiador, especialmente por conta da necessidade de uma terapia feita a longo prazo. Além disso, há um grande aspecto emocional envolvido no melasma, por conta dos prejuízos causados à autoestima.
No entanto, é possível reduzir os danos e realizar tratamentos eficientes. Primeiro, há o uso de terapias combinadas que podem ser utilizadas a fim de reduzir a aparência das manchinhas.
Além disso, os cuidados com a pele devem ser sistemáticos e contínuos e não podem ser deixados de lado, a fim de evitar que o problema progrida e também com o objetivo de diminuir as manchas e os efeitos negativos do melasma.
Outro cuidado que pode ser implementado é a realização de peelings químicos, que também só podem ser realizados por um dermatologista. Eles ajudam na redução das manchas e promovem a renovação da pele.
Cuidados
Protetores solares
O uso do protetor solar não pode ficar de fora da sua rotina de skin care! Os cuidados com a pele com melasma envolvem, obrigatoriamente, o uso desse tipo de produto. Ele deve ser aplicado e reaplicado diariamente.
Produtos clareadores
Em todos os casos, o dermatologista pode prescrever o uso de produtos clareadores específicos para seu tipo de pele. Eles contém substâncias que alteram a pigmentação da pele, agindo diretamente nas manchas escuras do melasma. E cuidado: nesses casos, o uso do protetor solar é ainda mais importante.
Hidratantes
Hidratar a pele também é fundamental para que você possa ter saúde e reduzir a inflamação presente no melasma. Capriche na hidratação e faça com que ela seja parte da sua rotina!
Fórmulas especiais
Por fim, o uso de algumas fórmulas especiais também pode ser recomendado. Elas são manipuladas e prescritas de forma personalizada, ou seja, de acordo com o que a sua pele realmente precisa.
Agora que você já sabe como cuidar da pele com melasma, não deixe de tirar as suas dúvidas também com o seu médico dermatologista. Cada caso é único e apenas esse profissional é capacitado para orientar você sobre o que funcionará melhor para a sua pele.