A importância de Hidratar a pele

Como a pele é o maior órgão do nosso organismo, ela também é a nossa primeira barreira protetora. Porém, se ela não estiver devidamente hidratada, a pele não é capaz de nos proteger contra a ação de agentes externos, como frio, vento e poluição.

Além disso, ela também protege o restante do organismo da ação de microrganismos e substâncias irritantes que podem resultar em alergias.

Por que a pele desidrata?

A pele pode ficar desidratada por uma série de fatores. No inverno, por exemplo, isso acontece porque o ar fica mais frio e mais seco, devido à baixa umidade atmosférica, além do vento.

Como a pele está constantemente em contato com o ambiente, quando ele está mais seco ou frio, há uma perda de água, resultando na desidratação.

Isso pode ocorrer em dois níveis: a desidratação epidérmica, que ocorre na camada mais superficial da pele, e a dérmica, que é a camada responsável por sustentar a derme. Também é comum haver desidratação em ambas, o que causa bastante desconforto em peles mais maduras ou sensíveis.

Enquanto isso, em ambientes mais úmidos e quentes, há uma tendência de ela ficar mais lubrificada e transpirar mais.

Outras causas para a desidratação da pele, podem ser:

Fatores genéticos

Assim como herdamos características dos nossos pais, como a cor do olhos, a textura da nossa pele também se dá por fatores genéticos. A hidratação da nossa pele é resultado de um mistura de herança genética (cerca de 60%) com hábitos e ambiente (40%).

Envelhecimento

Muitas pessoas sabem da importância do protetor solar quando o assunto é envelhecimento precoce. Porém, o que muitos desconhecem é que uma pele bem hidratada também é essencial para disfarçar ou até mesmo retardar o envelhecimento precoce.

Uma pele que está ressecada adquire um aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e, muitas vezes, com descamação. Assim, ela aparenta ser mais velha e desgastada do que ela realmente é. Juntamente disso, quando ela está ressecada, rugas e pequenas linhas de expressão podem ficar mais visíveis.

Além disso, o próprio processo de envelhecimento está associado com a perda de colágeno e água da pele.

Então, com a prática constante de hidratação, os nutrientes e água que a pele vai perdendo com o tempo são repostos, podendo retardar o envelhecimento ou ao menos minimizar sua aparência.

Menopausa

Durante menopausa, a maioria das mulheres sente uma mudança significativa na pele, principalmente no que diz respeito a hidratação e flacidez.

Além da queda gradativa da produção de hormônios como estrogênio e progesterona, há também a perda de fibras elásticas e colágenas. Com tudo isso, o resultado é uma pele mais ressecada, além de perda da elasticidade e do tônus.

Doenças

Algumas doenças como o hipotireoidismo, psoríase, eczema de contato, ictiose e neurodermatite também podem acarretar em uma pele mais seca que o normal.

Como saber se minha pele está desidratada?

Quando o assunto é hidratação da pele, a gente sempre acha que pode melhorar, não é mesmo? Porém, às vezes não é uma questão de escolha e sim de necessidade.

Então se você quer descobrir se sua pele está realmente desidratada, existe um pequeno “método”.

Com o polegar e o indicador, aperte a sua pele, por alguns segundos, de modo que forme um risco no meio. Depois, solte-a e fique observando a área apertada. Se o risco permanecer na pele, isso é um indicativo de que ela está ressecada.

A falta de viço e luminosidade, aliados a sensação de repuxamento, também são sinais de uma pele desidratada.

Cuidado: pele seca x pele desidratada

Muitas pessoas confundem ou acham que pele seca e pele desidratada se trata da mesma condição da textura da pele. Porém, apesar de ambas possuírem sintomas bem parecidos, elas se tratam de situações distintas.

Como já dito acima, 60% da textura da pele se dá por herança genética. Então, nesse caso, sua pele pode ser seca, por fatores genético, mas mesmo assim estar desidratada.

Da mesma forma, uma pele que não seja seca também pode ficar desidratada. Resumindo: a pele seca é uma condição imutável, enquanto a pele desidratada é um estado.

A escolha do hidratante ideal

Para que um hidratante funcione bem no seu corpo, o primeiro passo é saber qual é o seu tipo de pele. Uma vez que você já saiba isso, a busca deve ser por cremes hidratantes que sejam indicados para o seu tipo. Vale lembrar que apenas um dermatologista é o profissional realmente qualificado para te fornecer tais informações.

Rolar para cima