Como Escolher o Melhor Sérum para sua pele.

Antes de adquirir um sérum, é importante considerar a necessidade da sua pele. A partir disso, analise a função do produto e os ativos. Também considere se é dermatologicamente testado, cruelty-free e o volume do frasco. Abaixo, explicaremos detalhadamente sobre cada um desses pontos. Confira!

1 Escolha a Ação do Sérum de Acordo com a Necessidade da Sua Pele

Para escolher o sérum ideal, você precisa identificar o que mais te incomoda na sua pele e a partir disso avaliar quais ativos são mais indicados. Lembrando que um mesmo sérum pode combinar ativos que oferecem mais de um benefício, por exemplo, pode ser anti-idade e clareador ao mesmo tempo. Veja!

Para Atenuar Flacidez e Rugas em Peles Maduras, Escolha um Sérum Anti-Idade

Os séruns anti-idade são recomendados para peles maduras, que apresentam linhas de expressão, flacidez e rugas, processos naturais do envelhecimento. Este tipo de pele apresenta redução na produção de colágeno e elastina, bem como de óleos naturais, o que pode causar ressecamento.

 
Assim, os produtos anti-idade podem ajudar a tratar e prevenir estes sinais. Além de hidratar, eles têm efeito preenchedor, deixando a pele mais elástica e firme. Estes séruns também podem contar com componentes antioxidantes, que combatem o efeito dos radicais livres. 

Alguns ativos comuns são a vitamina C, o ácido glicólico e o retinol. A vitamina C atua na produção de colágeno e no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento. O retinol, por sua vez, estimula a renovação celular, além de estimular a produção de colágeno e elastina. 

É importante observar se o sérum pode ser usado durante o dia, pois alguns produtos com ação antienvelhecimento podem conter ativos incompatíveis com a exposição solar, como, por exemplo, os retinóides.

Sempre verifique no rótulo do produto qual o modo de usar e horário de aplicação indicados para poder usar o seu sérum com mais segurança e evitar reações indesejadas.

Se Precisa Atenuar a Aparência de Manchas, Opte por um Sérum Clareador

As peles com manchas apresentam áreas de descoloração visíveis e podem variar em cor, forma e tamanho. Além disso, essas manchas podem ser causadas por diversos fatores, como exposição solar, alterações hormonais, acne e reações inflamatórias. O tratamento dessas manchas depende da causa.

 
Entretanto, um sérum para clareamento pode ajudar a minimizá-las e ter efeito hidratante, uniformizador, entre outros. É válido escolher produtos com componentes despigmentantes e que ajudem na renovação da pele. Alguns ativos comuns são o alpha arbutin, vitamina C e os ácidos dióico, kójico e tranexâmico. 

Em geral, eles atuam no controle da produção de melanina, atenuando a aparência da pigmentação excessiva e uniformizando o tom de pele. O ácido tranexâmico, inclusive, é eficaz contra melasmas.

Sérum Anti-Acne Regula a Oleosidade e Ajuda a Diminuir Inflamações

Os séruns para controle de oleosidade, ou antiacne, são indicados para peles acneicas, oleosas ou mistas. Elas têm em comum a produção excessiva de sebo, o que dá a sensação de pele brilhante, especialmente em áreas como a zona T do rosto. Além disso, esses tipos de pele têm poros dilatados.

 
Portanto, os séruns devem ter componentes que ajudem na regulação da oleosidade e tratem as inflamações. Eles também podem possuir ação uniformizante e ajudar a clarear as manchas de acnes. 

Os principais ativos neste tipo são o ácido salicílico, o LHA, a niacinamida e o ácido azelaico, que atuam no controle da oleosidade e têm propriedades anti-inflamatórias, além de ajudarem a desobstruir os poros.

Se Tem a Pele Seca, Opte por um Sérum Hidratante para Conservar a Umidade

Os séruns hidratantes são indicados para peles secas. Elas têm produzem menos óleos naturais, o que provoca falta de hidratação e descamação. Além disso, são mais propensas a irritações. Isso tem origem no manto hidrolipídico, camada responsável pela proteção natural, que evita a perda de água. 

Assim, um sérum hidratante tem como característica principal componentes que ajudam a recuperar essa barreira de proteção e a reter a umidade na pele. Em geral, a sua textura é mais leve e eles penetram com facilidade na pele, chegando às suas camadas profundas, nas quais a hidratação é necessária.  

Alguns dos ativos comuns neste tipo de sérum são o ácido hialurônico, a vitamina B5, a glicerina, o esqualano vegetal e o xilitol. Eles ajudam a reter a água, mantendo a pele hidratada e firme. Também podem ter ação reparadora e funcionar como umectantes e lubrificantes. 

2 Para Prevenir Rugas, Manchas e Linhas Finas, Prefira um Sérum com Proteção Solar

Optar por um sérum com proteção solar pode trazer várias vantagens para a sua rotina de cuidados com a pele. Estes produtos oferecem uma camada contínua de proteção contra os danos provocados pelos raios ultravioleta, de modo que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce. 

Portanto, evitam o surgimento prematuro de rugas, manchas de idade e linhas finas. Além disso, em geral, estes séruns contam com ativos de hidratação e nutrição, o que ajuda a melhorar a aparência da pele. Estes produtos oferecem diferentes fatores de proteção (FPS), podendo variar entre 30 e 50.

É importante destacar que estes produtos também podem ajudar na prevenção do câncer de pele, visto que essa doença é causada majoritariamente pela exposição excessiva ao sol, em especial aos raios ultravioleta. Logo, um sérum com FPS é benéfico para qualquer tipo de pessoa.

3 Escolha Séruns Livres de Corantes e Fragrâncias para Evitar Reações Alérgicas

Optar por um sérum que seja livre de fragrâncias e corantes artificiais é uma boa opção para quem tem pele sensível, pois são potenciais causadores de reações alérgicas. Apesar de não ter evidências robustas de malefícios, algumas pessoas podem preferir séruns sem petrolatos e parabenos.

Esses últimos, estão presentes em muitos cosméticos e, caso não esteja alinhado com o seu estilo de vida mais natural, verifique sua presença no rótulo. Cada organismo reage de uma forma às substâncias presentes em cosméticos, o mais indicado é observar e interromper o uso caso note algum efeito negativo

4 Para quem Busca Garantia de Segurança, Opte por Séruns que Tenham Testes Dermatológicos.

É importante conferir se o sérum é dermatologicamente testado. Isso significa que ele foi avaliado e aprovado por dermatologistas, o que diminui o risco de reações alérgicas. Assim, estes produtos são mais seguros e confiáveis, o que é interessante especialmente para quem tem a pele sensível. 

Porém, é importante citar que a depender da composição, o sérum pode ser contraindicado para algumas pessoas. Aqueles que têm retinol, não podem ser usados por gestantes e pessoas com peles sensíveis. Este tipo de pele também deve evitar o ácido salicílico.

5 Se Deseja Contribuir com a Causa Animal, Produtos Veganos e Cruelty-Free São Boas Opções

Se você é vegano ou tem interesse em contribuir com o fim do sofrimento animal, causado pela indústria cosmética, então, opte por séruns com fórmula mais responsável. Produtos cruelty-free não foram testados em animais. Já os veganos, não contêm ingredientes de origem animal.

Na teoria, todos os produtos veganos também são cruelty-free, mas é sempre bom confirmar a informação com a marca. Felizmente, cada vez mais marcas estão se conscientizando e oferecendo produtos que pelo menos não realizam testes em animais. É possível confirmar essa informação nos sites das marcas.

6 Prefira Séruns com 15 ml ou Mais para Melhor Custo-Benefício e Durabilidade

Os séruns possuem ativos concentrados com alto poder de hidratação e tratamento. Por esse motivo, esses produtos têm custo mais elevado. Observar o volume do frasco faz com que você saiba quantos meses ele pode durar, garantindo maior economia. O indicado é que os séruns sejam usados diariamente

Em média, 1 ml equivale a 20 gotas. Ou seja, um frasco de 30 ml de sérum, se usado duas vezes ao dia em aplicações de 5 gotas, pode durar até 2 meses. Além dessa volumagem, é possível encontrar produtos com 15 a 40 ml disponíveis no mercado. Então, observe este aspecto para obter bom custo-benefício e durabilidade. 

Rolar para cima