Dicas para ter os Pés Lisos e Macios

Ter um pé grosso ou com rachaduras é um problema que pode incomodar muita gente. Seja pela falta de hidratação ou pelo atrito causado entre os pés e os calçados, essa é uma condição que deve ser avaliada e não deixada de lado, pois pode provocar outros problemas sérios, como lesões ou exposição a micro-organismos como fungos e bactérias.

Como cuidar do pé grosso? Confira as dicas!

Em primeiro lugar, é necessário entender como surge a condição do pé grosso. Apesar de poder ter origem genética, o problema geralmente está associado à falta de hidratação da região, que pode piorar e endurecer a pele devido à exposição externa, excesso de peso e pressão sobre os pés ou pelo atrito com sapatos muito apertados.

1. Evite o uso de lixas

Esse é um erro comum cometido por grande parte das pessoas: utilizar uma lixa para afinar os pés. Na verdade, a lixa, na maioria das vezes, acaba agredindo a região plantar, contribuindo para engrossá-la ainda mais. Dessa forma, ela só deve ser utilizada em casos específicos e, no máximo, 1 vez ao mês.

2. Crie uma rotina de esfoliação

Diferentemente da lixa, a esfoliação é um processo mais suave, e que oferece ainda uma ação hidratante. Assim, você pode utilizar tanto produtos específicos para este tipo de tratamento como também contar com o auxílio de produtos naturais como o café e o açúcar. Nesse sentido, o ideal é que a esfoliação do pé grosso seja feita ao menos 1 vez por semana.

3. Hidrate seus pés

Esse passo é elementar: o pé grosso necessita de hidratação constante, a partir da aplicação diária de hidratantes ou óleos. Estes, por sua vez, ajudam a repor a água perdida pela pele dos pés, formando ainda uma camada protetora contra a desidratação. E mais, para potencializar o efeito dos produtos, você pode aplicá-los após o banho ou antes de dormir, envolvendo os pés em plástico filme ou utilizando meias de algodão.

4. Cuidado com os calçados

Se você tem o pé grosso, evite usar sapatos fechados ou muito apertados, que causam atrito excessivo com a pele dos pés. Assim, dê preferência à modelos mais macios e abertos.

5. Higienize os pés corretamente

Ao lavar os pés, prefira utilizar água gelada, pois a água quente pode ressecar ainda mais a região. Do mesmo modo, após o banho, seque bem todos os cantinhos dos pés, para evitar a proliferação de fungos e micoses nas fissuras.

6. Mantenha um cuidado assíduo com as unhas

Essa dica pode parecer estranha, mas a verdade é que manter as unhas dos pés sempre limpas e bem cortadas também evita a proliferação de micro-organismos que podem piorar o problema do pé grosso e das rachaduras.

7. Utilize vaselina e soro fisiológico

Uma das misturinhas mais conhecidas para afinar o pé grosso é a junção de 1 colher de sopa de vaselina e 1 colher de chá de soro fisiológico. Assim, essa combinação atua promovendo uma hidratação profunda dos pés, e deve ser utilizada à noite, antes de dormir. Do mesmo modo, você também pode utilizar meias ou plástico filme nos pés para potencializar o efeito da mistura.

8. Use leite e manjericão

Essa é uma receita fantástica para afinar a região dos pés. Em uma bacia, coloque 1 litro de leite e 1 punhado de folhas de manjericão frescas. Por fim, deixe seus pés de molho na mistura por cerca de 20 minutos. O resultado será de pés macios e suaves de forma instantânea!

9. Invista em mel e babosa

Essa é outra receita caseira que promove uma hidratação instantânea: basta misturar 1 colher de sopa de mel e 1 de gel de babosa e aplicar nos pés, deixando a mistura agir durante a noite. Você também pode realizar esse procedimento por até 3 vezes na semana.

Rolar para cima