
A queda de cabelo é um dos problemas mais comum quando se fala em madeixas e pode acontecer por diversas razões.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, por exemplo, é comum e esperado que as pessoas percam até 100 fios por dia. Contudo quando a quantidade é maior, ou então falhas passam a aparecer sobre o couro cabelo é hora de buscar ajuda.
1. Ciclo de crescimento do cabelo
Uma das principais causas do cabelo caindo ao passar a mão é o ciclo de crescimento do cabelo. Vale destacar que é normal que alguns fios de cabelo caiam diariamente. Isso acontece porque as madeixas passam por um ciclo de crescimento que inclui uma fase de crescimento, uma fase de repouso e uma fase de queda.
2. Cabelo frágil
Outra causa da queda também pode acontecer caso os fios estejam frágeis demais. Tratamentos químicos, por exemplo, estão entre os fatores que mais contribuem para que o fio fique dessa forma, sendo portanto um motivo a mais para que caiam. Dessa forma vale potencializar o cronograma capilar para ver se o problema de resolve.
3. Cabelo caindo mais do que o normal também pode ser estresse
E se você acha que a sua saúde mental não pode interferir na queda de cabelo, saiba que está bem enganada. O estresse físico ou emocional pode desencadear a queda temporária do cabelo. Isso é conhecido como eflúvio telógeno e requer tratamento médico.
4. Deficiências nutricionais
Uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como ferro, proteínas e vitaminas, por sua vez, também pode ser a causa do cabelo caindo com mais frequência. Assim melhorar a alimentação se faz necessário para dar ao fio nutrientes importantes.
5. Problemas no couro cabeludo
Condições como dermatite seborreica, caspa ou infecções no couro cabeludo também são responsáveis pela queda. Dessa forma, vale procurar orientação médica para deixar a região mais saudável e consequentemente evitar o problema caso você tenha notado a presença delas.
7. Uso de produtos inadequados
Por fim, não podemos terminar esse conteúdo sem te contar sobre os produtos inadequados. O uso de produtos capilares agressivos ou inadequados para o seu tipo de cabelo pode enfraquecer os fios e causar queda.
Por isso, se você mudou recentemente de produto e tem notado que seu cabelo está caindo só de passar a mão, vale mudar o hábito e ver se melhora. Busque orientação profissional caso esteja em dúvida.
4 tratamentos
O tratamento ideal para quem busca o que fazer quando o cabelo está caindo muito deve ser indicado por um dermatologista.
A automedicação pode trazer prejuízos para a sua saúde e ainda por cima piorar a condição. Apenas para você se informar melhor, vamos listar abaixo os procedimentos que são mais indicados por médicos.
1 – Medicamentos tópicos
O uso de medicamentos tópicos, como soluções, 17 alfa estradiol, corticoides, entre outros, está entre os tratamentos que podem ser indicados por um dermatologista¹.
2 – Medicamentos orais
Já a prescrição de medicamentos orais é outra opção se o motivo da queda capilar é a alopecia androgenética¹.
3 – Uso de lasers
O uso de lasers pode ser feito para estimular o crescimento dos fios ¹.
4 – Suplemento de ferro
Para os indivíduos cuja causa comprovada de queda de cabelo é a deficiência de ferro, é possível inserir uma suplementação deste mineral na sua rotina alimentar8.
O seu médico pode pedir exames, especialmente se você tiver uma dieta vegetariana ou um histórico de anemia, e, no caso das mulheres, verificar se há a ocorrência de um ciclo menstrual com muito sangramento8.